domingo, 29 de novembro de 2009

Planos de Magic Edição Planechase


Depois de um Core Set - Magic 2010, que ainda não chegou ao Brasil, cheio de mudanças de regras, nada como um novo set, com regras novas. Melhor ainda: um novo JOGO, uma nova maneira de jogar Magic, especialmente para quem curte as partidas multiplayer.

Planechase é o nome desse novo set, dessa nova forma de jogar Magic. A ser lançado (lá fora, of course) em 4 de setembro, Planechase será composto por pacotes lacrados contendo um deck de Magic completo com 60 cards e um deck diferente de tudo o que já se viu, com 10 belíssimos cards de Planos (veja as imagens a seguir).



Serão quatro pacotes, Elemental Thunder, Metallic Dreams, Strike Force e Zombie Empire, cada qual com seu grupamento particular de cards representando locais específicos em determinados Planos do universo de Magic. Também acompanha o pacote um dado especial...

... com um símbolo de Planinauta (ou Planeswalker) - já conhecido de quem viu os novos boosters de M10 - em um dos lados, e um símbolo representando o Caos em outro. Os outros quatro lados do dado estão em branco.

Segundo as regras de Planechase, em uma partida de Planar Magic, cada participante deve ter seu próprio deck planar, composto por no mínimo 10 cards de Planos totalmente diferentes um do outro. No início da partida, após tanto o deck normal quanto o Planar terem sido embaralhados, o jogador que jogar primeiro pega seu primeiro card de Plano e o vira para cima na mesa, fazendo com que as habilidades indicadas no Plano afetem o jogo - nunca haverá mais de UM card de Plano virado para cima ao mesmo tempo e o controlador do Plano em questão é cada jogador durante seu próprio turno. Cards de planos são cards de Magic, que funcionam de forma um pouco diferente, porém suas habilidades são bem claras e compatíveis com os demais cards de Magic conhecidos; por não serem permanentes e não estarem no campo de batalha eles também não podem ser destruídos ou removidos, afetados por mágicas, etc.


Cada card de Plano possui duas habilidades. A habilidade superior estará sempre ativa durante o tempo em que o Plano em questão se encontrar ativo na mesa. A habilidade inferior (indicada pelo símbolo de Caos) será ativada sempre que um jogador obtiver o símbolo de Chaos ao rolar o dado especial. O dado especial pode ser usado diversas vezes por turno, sempre que um jogador puder conjurar um Feitiço, porém, para jogar o dado, aquele jogador deverá pagar uma quantidade de mana igual ao número de vezes que o dado já tiver sido jogado durante o turno (paga-se (0) para jogar o dado a primeira vez no turno,(1)para jogar a segunda,(2)para a terceira, e assim por diante). A jogada do dado especial acontece imediatamente (isso não pode ser impedido ou anulado), porém qualquer habilidade que seja ativada devido ao lançamento do dado irá para a pilha, podendo ser respondida pelos jogadores.

Sempre que um jogador obtiver o símbolo de Planinauta ao lançar o dado especial, os jogadores irão "saltar" de um plano para outro. Quando isso acontece, o card de Plano ativo deve ser colocado na base do deck de Planos de seu dono, e o jogador que tiver jogado o dado então coloca o card do topo de seu próprio deck Planar aberto na mesa. O salto planar foi dado, os jogadores serão deslocados para um novo ambiente e estarão sujeitos a novas regras, que certamente irão interferir no decurso da partida. Alguns cards de Planos possuem habilidades que são desencadeadas quando um jogador salta daquele plano (planeswalk away) ou salta para aquele plano (planeswalk to), as quais podem ser bem surpreendentes e inesperadas. É bom lembrar que um jogador também salta de um plano quando perde a partida...

Há planos que causam dano só de se estar neles, planos que beneficiam criaturas ou outras permanentes ou que fazem com que as mesmas se multipliquem, planos que dão vida e planos que impedem o cumprimento de certas fases do jogo, planos que explodem tudo o que houver na mesa em um determinado momento, e tantos outros efeitos quantos se possa imaginar.

A impressão que fica é que Planechase é uma boa idéia, extremamente atraente para os jogadores que quiserem experimentar a sensação de encarnar seus personagens de Magic favoritos, os Planinautas, viajando pelo universo do jogo enquanto a partida se desenrola. Semelhante ao antigo set de Vanguard, em que eram usados cards de personagens com habilidades que ficavam ativas durante a partida toda, Planechase é mais dinâmico e inesperado, e oferece regras mais claras, as quais podem ser consultadas no site de Planechase da WotC. É uma pena que, como Vanguard e tantos outros produtos interessantes, Planechase também só deve sair em inglês - o que não é nenhuma novidade se for levado em conta que Magic em português parou de sair por estas bandas faz tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário